ROI: Mais do que uma forma de avaliação do investimento é uma ferramenta que permite pensar o futuro das Organizações
Em contexto corporativo, todo e qualquer investimento é realizado com o objetivo de alcançar resultados de sucesso.
Quando uma Organização contrata mais colaboradores, procura disponibilizar recursos humanos que correspondam às necessidades organizacionais, bem como às expectativas dos seus Clientes ou Parceiros.
Do mesmo modo, ao investir na criação de materiais de comunicação e marketing, o intuito passa por atrair novos contactos e possíveis leads que se podem transformar em consumidores.
É dentro desta lógica organizacional que surge a necessidade de compreender o que é o Retorno Sobre o Investimento ou ROI – uma métrica utilizada para calcular o impacto, a partir de um investimento.
Entre a lista de indicadores estratégicos mais importantes, este deve ocupar uma das primeiras posições na sua Organização. Esta ferramenta contribui para que possa definir as ações que não estão a obter os resultados esperados e inovar os métodos de atuação com o intuito de adquirir um retorno mais significativo.
A importância de definir uma estratégia
A utilização de dados e indicadores estratégicos permite que as Organizações consolidem um processo de tomada de decisão mais assertivo e eficaz. Ao ser capaz de identificar as áreas que apresentam resultados inferiores, é possível melhorar as técnicas que estão a ser desenvolvidas, para que o caminho para a evolução se torne mais rápido.
Com a ausência de uma gestão de indicadores, o capital financeiro continua a ser investido em ações que não trazem um retorno real e duradouro.
O impacto do ROI nos Planos de Formação Corporativos
A avaliação do Retorno sobre o Investimento relacionado com os planos de formação é fundamental para medir a eficácia e garantir que as formações estão a cumprir os objetivos para os quais foram pensadas e desenhadas.
O ROI das ações de formação permite compreender o desempenho de vários programas formativos através da comparação, o que possibilita a medição de prioridades que impulsionam escolhas com um maior potencial.
Este indicador também pressupõe formas de medir a eficácia dos planos de formação, com base num conjunto de diversos fatores como a melhoria da produtividade, a vontade de permanecer na instituição e a retenção de talento, bem como o aumento da qualidade do trabalho e resultados obtidos, sem esquecer o reforço das competências de liderança ao nível da tomada de decisões e autonomia.
Como calcular o ROI?
A aposta na formação em contexto corporativo constitui uma forma de garantir a evolução das Organizações. De modo a ser possível medir o Retorno sobre o Investimento é importante ter em conta elementos como o valor da formação, os materiais essenciais, bem como outros custos associados. Todos estes fatores definem o investimento necessário a realizar.
Torna-se fundamental medir o impacto das ações formativas em termos dos benefícios refletidos no investimento – aumento da produtividade, crescimento de resultados, controlo de custos.
Estes são os fatores cruciais que permitem a avaliação do ROI através da divisão dos benefícios financeiros pelos custos implicados, o que resulta numa percentagem que irá determinar conclusões positivas ou negativas.
Porquê utilizar a metodologia ROI na organização do plano de formação?
Ao incorporar a metodologia ROI nos planos de formação, as Organizações conseguem demonstrar de forma tangível o valor dos seus investimentos em desenvolvimento de talentos aos stakeholders, incluindo gestores e investidores. Esta transparência não só reforça a confiança na estratégia de formação, mas também motiva os colaboradores, pois evidencia o compromisso da Organização com o seu crescimento profissional.
Ao quantificar os benefícios em termos financeiros, as Organizações podem justificar e obter maior suporte para futuras iniciativas de formação, criando um ciclo de investimento e retorno que contribui significativamente para a competitividade e sustentabilidade a longo prazo.
A Gold Consulting Internacional tem vindo a desenvolver programas de excelência focados nas necessidades e exigências dos nossos Clientes relacionadas com esta temática, encontrando-se os conteúdos adaptados ao contexto particular das Organizações.
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Maria João Tavares, Diretora de Formação e Consultoria