Mostra-me o teu ambiente de trabalho e dir-te-ei como anda a tua (des)organização!
4 dicas úteis para manter a organização no nosso computador
Já existem ‘n’ estudos que indicam que o nosso cérebro precisa estar alinhado quanto à organização: o que isto significa? Se queremos estar focados e produtivos a nossa mesa de trabalho (ou outro local), este deve estar arrumado e organizado.
Costuma dizer-se que, os ambientes que usamos (mesa de trabalho, casa, carteira…) são o reflexo da organização da nossa mente.
Como nem sempre é possível (por mais que tentamos) manter uma mente organizada e produtiva, o melhor truque é encontrarmos e usarmos formas de combater esta desorganização de forma mais ou menos passageira.
E quanto ao ambiente de trabalho no computador? Quantas vezes já olhamos para o/a colega do lado e pensamos: como é possível trabalhar naquela confusão? Ou ainda: como será que ele/a consegue ter tudo tão organizadinho?
A seguir dou 4 dicas para organizar o nosso ambiente de trabalho e para manter esta organização. Este é o método que eu uso e que funciona:
1- Para quem trabalha em rede, trabalhar diretamente na rede e gravar logo os documentos (evitar os drafts no ambiente de trabalho porque depois vão ficando por lá…)
2-Ter uma única pasta visível e depois ter a divisão por subpastas (isto vai ajudar a que quando olhamos para o ambiente de trabalho não exista uma imensidão de pastas espalhadas, e que o ambiente fique com um ar muito mais clean)
3-Não usar sticky notes (a aplicação de post-its para o ambiente de trabalho), são a mesma praga de post-its espalhados na secretária! E dão um aspeto muito confuso o que atrapalha na organização e na concentração
4-Por último, mas não menos importante, usar o OneNote que ajuda bastante à organização de tarefas, permite anexar imagens e ficheiros e tem motor de pesquisa, é a ferramenta ideal para usarmos como uma espécie de arquivo de pendentes ou de tarefas a fazer mais tarde ou ainda para gestão de pequenos projetos.
Quem já tem em prática estas dicas? Aceitam-se mais sugestões para todos melhorarmos a nossa gestão de tarefas!
Maria João Tavares
Consultora Sénior de Recursos Humanos
Diretora de Formação Gold Consulting Internacional