A comunicação como elemento prioritário no pensamento estratégico das Organizações

A comunicação como elemento prioritário no pensamento estratégico das Organizações

 

Há quem acredite que a comunicação se baseia na simples transmissão de informação entre um emissor e um recetor. No entanto, saber gerir a comunicação implica promover a interação, negociação e cooperação com determinados objetivos comuns.

A comunicação adequada serve de suporte a um conjunto de processos que constituem o foco do ambiente Business-to-Business (B2B), como a confiança, a credibilidade, a clareza e o conhecimento.

Ao invés de se limitar a comunicação organizacional a uma abordagem genérica, deve apostar-se em formas de comunicar personalizadas, adaptando a mensagem e oferta às necessidades existentes, nomeadamente propostas comerciais, conteúdos de email marketing e até mesmo o próprio contacto com os Clientes, seja através de reuniões presenciais, chamadas telefónicas ou plataformas digitais.

As relações que se estabelecem através da comunicação entre empresas são alimentadas pela construção de confiança e reconhecimento. Estes dois conceitos conquistam um lugar de destaque para uma estratégia de comunicação alargada, que legitima a criação de uma imagem organizacional diferenciadora.

Com a ausência de uma estratégia de comunicação sólida, as Organizações correm o risco de não serem capazes de desenvolver a produtividade e os resultados necessários.

Na Gold Consulting Internacional reconhecemos que as relações comerciais no âmbito corporativo exigem formas de comunicação distintas, conforme as características de cada Organização.

É importante tratar os Clientes como Parceiros, de forma a apostar numa relação de proximidade, no entanto profissional.

O respeito, a empatia e o profissionalismo durante a troca de ideias são fundamentais para que o Cliente se sinta especial através de uma forma de tratamento diferenciadora.

 

Identificação das principais necessidades

A primeira etapa para uma comunicação eficaz com os clientes corporativos passa por aprofundar o entendimento das suas necessidades, desafios e objetivos. Ao compreender o contexto organizacional do Cliente individual, torna-se possível adaptar as mensagens e soluções de modo a corresponder às expectativas e criar resultados de sucesso.

Além disso, a demonstração de conhecimento acerca dos setores de atividade dos Clientes com quem se estabelece contacto, contribui para reforçar a credibilidade e estabelecer a base de uma relação de proximidade forte, única e duradoura.

Construção de Relações de Confiança

A confiança é o alicerce de qualquer relação comercial bem-sucedida, sobretudo no âmbito do contexto de comunicação (B2B). Para construir e manter a confiança, as Organizações devem ser transparentes, confiáveis e consistentes em relação às suas interações. O cumprimento de prazos e a partilha de informações adequadas e verdadeiras, bem como a capacidade de resolver problemas de forma eficiente e eficaz revela um compromisso com a satisfação do cliente e fortalece ainda mais os laços de proximidade.

Utilização dos benefícios da tecnologia

No mundo cada vez mais digital em que vivemos, as Organizações têm à disposição uma variedade de ferramentas e plataformas tecnológicas que podem melhorar significativamente a comunicação (B2B). Desde sistemas de CRM (Customer Relationship Management) até plataformas de colaboração online, a tecnologia pode ajudar a gerir a relação com os clientes corporativos de forma mais eficiente, analisar interações e personalizar as comunicações de acordo com as preferências individuais.

A capacidade de estabelecer e manter relacionamentos sólidos através de formas de comunicação adequadas e inovadoras promove o crescimento e a sustentabilidade, como também fortalece a reputação e o reconhecimento das Organizações.

 

Isabel Tavares, Diretora Comercial